sexta-feira, 24 de agosto de 2012

E.V.A. (Etil-Vinil-Acetato): que impactos esse material causa na Natureza???


Procurando informações sobre este material que virou febre entre os professores, artesãos, decoradores etc., pouco encontrei sobre os impactos que causa à Natureza. Aqui vão algumas informações para avaliarmos:



 E.V.A (ETIL, VINIL E ACETATO), material emborrachado usado na confecção de objetos, como: artigos de festas, elementos educacional artístico, palmilhas ortopédicas dentre outras coisas. O E.V.A é um derivado de petróleo, não degradável, cuja destruição só é possível a 150Cº, transformando-se em pó que não é absorvido pela terra, nem solúvel. A queima deste material libera gás carbônico, poluente aérico que contamina a atmosfera. 


"O E.V.A. (etil-vinil-acetato, ou etileno-acetato de vinila) é um polímero de lenta decomposição. Ao contrário dos materiais termoplásticos, que podem ser amolecidos e endurecidos repetidas vezes, os polímeros termofixos como o E.V.A. solidificam-se através de uma reação química não-reversível por calor, sendo, portanto de difícil reprocessamento. Depois de moldado, não podem ser reprocessados. O descarte de resíduos de E.V.A. constitui um sério problema ambiental. Como o EVA tem uma massa unitária baixa, o volume gerado é muito grande e as áreas para a sua armazenagem (aterros sanitários) começam a ficar escassas. Além disso, o EVA não é biodegradável e leva de 250 a 400 anos para se decompor. Uso do EVA como matéria-prima para a produção de objetos de decoração colabora para a reversão de um grave dano ambiental."


http://limobag.blogspot.com.br/2011/02/borracha-eva.html

18 comentários:

  1. Educadorese educadoras reflitam sobre esse material que esta sendo usado abundantemente nas escola.

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo demora para a decomposição???

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo demora para a decomposição???

    ResponderExcluir
  4. Estamos trabalhando com uma proposta alternativa ao EVA em materiais de Apoio Pedagógico, com longa durabilidade e diversos usos. Conheçam através da nossa página no facebook habitual.educ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse material do habitual.educ eu recomendo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu uso o ela para fazer jogos educativos. Pois os governantes n disponibilizam jogos educativos. Esse jogos duram anos. E n é tóxico n.

      Excluir
    4. Eu uso o EVA para fazer jogos educativos. Pois os governantes n disponibilizam jogos educativos. Esse jogos duram anos. E n é tóxico n.

      Excluir
  5. Estamos trabalhando com uma proposta alternativa ao EVA em materiais de Apoio Pedagógico, com longa durabilidade e diversos usos. Conheçam através da nossa página no facebook habitual.educ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, passe seu contato para que eu possa ter acesso a essa proposta alternativa. Agradeço. Abs. Iasmi.
      F Iasmi Aires Loberto

      Excluir
  6. vc poderia mudar a cor das letras o amarelo fica dificil de ler

    ResponderExcluir
  7. O produto EVA é utilizado em protetores bucal, esse produto usado todos os dias por algumas horas pode causar câncer, por ele ser um produto vindo do petróleo.

    ResponderExcluir
  8. O produto EVA é utilizado em protetores bucal, esse produto usado todos os dias por algumas horas pode causar câncer, por ele ser um produto vindo do petróleo.

    ResponderExcluir
  9. não ajudou em nada so blablabla e solução que é bom nada tem que estudar a forma de reciclar esse produto.

    ResponderExcluir
  10. não ajudou em nada so blablabla e solução que é bom nada tem que estudar a forma de reciclar esse produto.

    ResponderExcluir
  11. OLHE ESSE VÍDEO. SOBRE OS RISCOS DE AQUECER E.V.A https://www.youtube.com/watch?v=UB1RgKkQhak

    ResponderExcluir