segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pampas Safari/Gravataí (RS)


Uma boa oportunidade para conhecer alguns animais que muitas vezes só vemos em livro é uma visita ao Pampas Safari. Existem opiniões muito distintas sobre a manutenção (ou não) destes animais em cativeiro. E para ti? Qual é tua opinião?
"A manutenção de animais selvagens em cativeiro, como parques zoológicos, pode constituir uma importante ferramenta para a conservação das espécies, porém este ambiente pode comprometer o bem-estar dos animais por diferir do ambiente natural. O recinto deve proporcionar aos animais uma qualidade de vida semelhante a do seu habitat natural (KLEIMAN et al.,1996)."





"Para o bem-estar animal, alguns requerimentos para o manejo correto devem ser
considerados, tais como o fornecimento de uma dieta balanceada (...). Com base em considerações ecológicas, deve-se analisar a relação presa/predador, arquitetura espacial, relação com os coespecíficos (espaço social, superpopulação, isolamento), presença de ninhos, dentre outros (RIVERA, 2002)."
Queres ler mais sobre o assunto? Visita o site:

Um comentário:

  1. Quando fiz a visita ao Pampas, percebi que os macaquinhos ficam numa espécie de "ilha", permanecendo isolados dos outros animais. Acredito que os únicos abrigos nos dias com muito sol são as cabanas, já que há poucas árvores no espaço destinado a estes animais. Não me informei sobre a procedência dos animais que habitam o parque, mas me pareceu que se adaptaram bem às visitas dos automóveis e ao convívio com as demais espécies. O site indicado esclarece algumas dúvidas.

    ResponderExcluir